Quality Manegement Principles (QMP), ou, em português, Princípios da Gestão da Qualidade são um conjunto de normas, crenças, regras e valores fundamentais que são usados como base para a gestão de qualidade.
Estes princípios orientam a melhoria do desempenho de uma organização e foi desenvolvida por especialistas em ISO 9001 de todo mundo.
Ao seguir esses princípios, você terá melhor consistência, satisfação do cliente e melhor desempenho.
1. Foco No Cliente
Um dos principais focos da gestão da qualidade é atender bem o cliente e agir para surpreender as expectativas dele. Isso porque o sucesso vem a partir da confiança do cliente e a cada ponto de contato com ele é uma oportunidade de criar mais valor para ele.
Para isso, é preciso entender as necessidades atuais e futuras do cliente. Isso o fideliza, aumenta a reputação da empresa, aumenta a base de clientes, tem mais negócios aprimorados repetidos e aumenta a receita e participação no mercado.
2. Liderança
Líderes são aqueles que enxergam na frente e engajam a equipe. Eles estabelecem unidade, direção e criam condições para alcançar objetivos de qualidade da organização. Isso permite que a organização alinhe suas estratégias, políticas, processos e recursos para atingir seus objetivos.
Uma liderança efetiva permite o aumento do cumprimento dos objetivos de qualidade com eficácia e eficiência, uma melhor coordenação dos processos, além de melhor comunicação entre níveis e funções. Outro benefício é o desenvolvimento e melhoria da capacidade da equipe entregar os resultados desejados.
Estabeleça uma cultura de confiança e integridade e comunique sua missão, visão, estratégia, política e processos da organização. Sempre incentive o compromisso de toda a empresa com a qualidade.
3. Engajamento de Pessoas
Envolva toda sua equipe no sistema de gestão. A gestão da qualidade não deve envolver apenas cargos superiores ou de liderança. Pessoas engajadas em todos os níveis hierárquicos aumentam a capacidade de criar e entregar valor.
Isso porque reconhecimento, empoderamento e aprimoramento de competências fazem com que a qualidade da organização ganhe o engajamento da equipe. Quanto maior o envolvimento das pessoas em atividades de melhoria da qualidade da gestão, maior confiança e colaboração na organização.
4. Abordagem do Processo
Criar uma cultura de processo é fundamental. Dessa forma, você garante planejamento, geração de recursos e gerenciamento de processos de forma eficaz. Isso também permite que você alinhe suas operações para maior eficiência fazendo você atingir seus objetivos de forma mais rápida.
Ao medir e avaliar seus processos, você será capaz de entender onde houve falhas e aprimorar os processos, identificando áreas de melhorias.
A cultura do processo faz com que você gerencie riscos e avalie os resultados do sistema de gestão.
5. Melhoria
Para ser bem-sucedido(a) na sua empresa é preciso ter foco constante em melhoria. Isso mantém os níveis de desempenho e permite reagir às mudanças, tanto em condições externas quanto internas, além de criar novas oportunidades.
As consequências são: melhor desempenho do processo, capacidade organizacional elevada e satisfação do cliente. Além da capacidade de antecipar e reagir aos riscos e oportunidades internos e externos, também é favorável a um maior impulso para inovação.
Para isso, você precisa estabelecer melhorias em todos os aspectos da sua empresa, educar e treinar pessoas em todos os níveis sobre como aplicar ferramentas e metodologias básicas para atingir os objetivos propostos. E também garantir que as pessoas sejam competentes para realizar projetos de melhorias.
6. Tomada de Decisão Baseada em Evidências
Baseie suas decisões em fatos. Quando você tem dados precisos e confiáveis, a tomada de decisões é facilitada. Decisões baseadas em análise e avaliação de dados têm maior probabilidade de produzir os resultados que você deseja.
Como a tomada de decisões pode ser um processo complexo, fatos, evidências e análises de dados podem levar a uma maior objetividade e confiança. Quando você faz isso, você aprimora os processos de tomadas de decisões e alcança uma melhor eficácia e eficiência operacional e, também, uma maior capacidade de revisar, desafiar e mudar opiniões e decisões.
Leia também: A Importância Da Análise De Dados Para Tomada De Decisões.
7. Gestão de Relacionamento
Desenvolver relacionamento com seus parceiros e fornecedores pode ser uma fonte de vantagem competitiva. Para isso, é importante uma relação de confiança. Quando isso acontece, há maior capacidade de criar valor para as partes interessadas, permitindo o compartilhamento de recursos, competências e gerenciamento de riscos quanto à qualidade.
Estabeleça relacionamentos que equilibrem ganhos de curto prazo com vistas a longo prazo. Reúna e compartilhe informações, conhecimentos e recursos com seus parceiros, fornecedores e clientes relevantes. E promova atividades colaborativas de desenvolvimento e melhoria com eles.