Ir para o conteúdo principal

A Nestlé é uma gigante suíça de alimentos e bebidas, com presença global em mais de 190 países e marcas reconhecidas no mundo inteiro como Nespresso, Nestea, Maggi, . A empresa investe em pesquisa e desenvolvimento para criar produtos mais saudáveis e sustentáveis. Seu compromisso com a qualidade dos seus produtos faz com que esteja sempre em busca de melhoria contínua e para elevar seus padrões da qualidade, a Nestlé investiu no NQAC de Araras.

O NQAC Araras, maior e mais sofisticado laboratório da Nestlé na América Latina, analisa alimentos e bebidas para verificar a conformidade com padrões regulatórios e de segurança para garantir a qualidade e a biossegurança. Além das análises feitas em seus produtos, o NQAC também presta serviços para laboratórios fora da Nestlé.

Investir neste centro de análises trouxe melhorias significativas para a produção eficiente dos testes. Leia os próximos parágrafos deste case para entender melhor.

Cenário e Desafios

Antes da implantação do LIMS, o centro utilizava o Access, planilhas em Excel e SAP para registrar o
recebimento de amostras, algo muito comum em laboratórios, mas pouco eficiente para produtividade em laboratórios de grande escala. Os registros de todas as informações relacionadas a rastreabilidade e a programação analítica eram inseridos em formulários feitos no Excel de forma manual.

O processo era semiautomatizado, com as worksheets (planilhas de trabalho) sendo
impressas e acompanhando fisicamente as amostras para os laboratórios correspondentes.

O arquivamento dos registros ficavam armazenados por até dois anos, o que tornava difícil a busca das informações durante uma auditoria, por exemplo. Além disso, a descaracterização após o prazo de retenção desses documentos, representava custos adicionais, incluindo a contratação de empresas terceirizadas para fazer esta tarefa.

Este fluxo de trabalho gerava riscos de perda da produtividade, falta de informação, retrabalhos e contatos negativos dos clientes.

Implementação do LIMS

Para superar esses desafios, a empresa implementou o sistema LabVantage™. A mudança marcou um ponto de virada significativo em suas operações. O processo de implementação foi global, começando pelos NQACs globais e expandindo para laboratórios de fábricas. Iniciado em 2020, o desenvolvimento do projeto para o Brasil foi concluído remotamente em 2021. Desafios com upgrades e quedas de sistema foram superados, mantendo a expectativa positiva da equipe em relação ao LabVantage. As configurações e parametrizações adequadas permitiram uma transição suave no dia a dia.

Resultados

A implementação do LIMS trouxe melhorias significativas no fluxo de trabalho, principalmente a qualidade, rastreabilidade e segurança da informação. As auditorias tornaram-se mais rápidas e eficientes, reduzindo os contatos negativos em até 50%.

Embora melhorias sejam graduais, o sistema eliminou comportamentos inadequados, proporcionando um fluxo de trabalho mais eficiente e sistemático. O interfaceamento do LabVantage com equipamentos contribuiu muito com a aceitação dos colaboradores do novo sistema, melhorando a consistência dos dados.

Os principais ganhos percebidos foram:

  1. Ganho de produtividade: A redução da necessidade de inserções manuais, resultou em maior eficiência e menor incidência de erros;
  2. Segurança de dados: Reforço na segurança dos dados, proporcionando agilidade em auditorias e reduzindo riscos de perda ou corrupção de informações;
  3. Liberação de resultados mais rápida: As métricas mostraram uma melhoria de 40 minutos na liberação de resultados, aumentando a agilidade no processo;
  4. Impacto em grande escala: O rollout para fábricas no Brasil e em toda a LATAM está transformando positivamente o processamento de aproximadamente 10.000 amostras por mês;
  5. Integração com dispositivos móveis: A integração bem-sucedida com dispositivos móveis facilitou o acesso e a utilização do sistema em diferentes contextos.
  6. Melhoria na qualidade dos dados: A precisão e confiabilidade dos dados aumentaram, reduzindo retrabalho e reclamações dos clientes;
  7. Eficiência no armazenamento e rastreabilidade: A transição para armazenamento eletrônico facilitou o acesso aos dados, especialmente durante auditorias.

A adoção do LabVantage pela Nestlé demonstrou como a digitalização pode transformar as operações de um laboratório. Toda a mudança gerada resultou em um aumento significativo na eficiência, na melhoria da qualidade dos dados e na simplificação dos processos. Este caso destaca o sucesso da empresa na integração de tecnologias avançadas em um ambiente laboratorial, estabelecendo um marco na sua jornada de Transformação Digital e elevação dos padrões da qualidade.

Deixar um comentário