Você sabe o que é IoT? Neste artigo vamos descrever exemplos de aplicações de IoT em Laboratório de Controle de Qualidade.
Provavelmente você já deve ter ouvido o termo IoT em algum lugar.
IoT é um termo em inglês Internet of Things que significa “internet das coisas” e é aplicado a dispositivos eletrônicos que possam se conectar à internet de forma independente, sem a necessidade de equipamentos de conectividade externos ou mais complexos. Atualmente, encontramos carros, smartwacthes, eletrodomésticos, lâmpadas inteligentes, drones e assistentes pessoais, como a Alexa por exemplo, conectados o tempo todo, coletando e enviando dados promovendo suas funções à distância, através de um celular ou tablet.
O IoT também é parte da transformação digital da Indústria 4.0, que transforma processos através do digital para agilizar, automatizar e simplificar as atividades nas indústrias. Com isso, é possível conectar de forma digital fornecedores, distribuidores, unidades fabris e até o produto.
Desde seu surgimento, a Internet Das Coisas não parou de evoluir e se aplica a vários setores do mercado, inclusive aos laboratórios das indústrias de alimentos e bebidas, farmacêuticas, químicas, petróleo, gás e energia, e ainda em atividades externas aos laboratórios, de apoio às análises ambientais, criminal e forense, que dependem de coleta de amostras e resultados em campo.
Nos Laboratórios de Controle de Qualidade, há instrumentos, equipamentos de medição, sensores e outros dispositivos que podem se conectar a Internet, extraindo e transmitindo resultados de análises, dados de armazenamento, monitoramento de estoques e movimentação de amostras. Este monitoramento e aquisição de dados em tempo real, permite aos laboratórios obterem informações atualizadas dos processos das amostragens, análises e resultados, compartilhadas de forma digital localmente ou à distância, através de um portal WEB, smartphones e tablets.
O aplicativo móvel de usuário, para controle de acesso e funcionalidades aos dispositivos IoT também permite que as operações sejam feitas de forma Online, conectado ao WiFi ou 4G por exemplo. Ou ainda Offline, via Bluetooth e rádio ponto a ponto, mantendo a rastreabilidade e registros detalhados de todo o processo.
Alguns exemplos de como o IoT é aplicado em Laboratório de Controle de Qualidade são:
Sensores inteligentes
Os sensores são implantados nos equipamentos e nas amostras para monitorar parâmetros críticos, como temperatura, umidade, pressão e pH. Esses sensores coletam dados em tempo real e os transmitem para um sistema centralizado de gestão, como um LIMS, ou para outros sistemas corporativos, como o ERP, MES, PIMS e outros.
Monitoramento remoto
Os dispositivos conectados permitem que os laboratórios monitorem remotamente as condições e o status das amostras, equipamentos e processos. Isso facilita a supervisão contínua e a identificação rápida de problemas ou desvios que podem gerar não conformidades.
Simplificar tarefas
O IoT pode ser usado para automatizar tarefas rotineiras no laboratório, como calibração de instrumentos, coleta de amostras, preparação de soluções e extração de resultados de análises. Isso reduz erros humanos e aumenta a eficiência operacional.
Análise em tempo real
Com o IoT, os dados coletados pelos dispositivos conectados podem ser analisados em tempo real por meio de algoritmos de Inteligência Artificial e Analytics. Isso permite a detecção precoce de problemas, previsão de resultados e tomada de decisões mais assertivas.
Rastreamento de amostras
O IoT também pode ser usado para rastrear o movimento e a localização das amostras dentro e fora do laboratório, evitando perdas e garantindo a integridade da cadeia de custódia. Isso é especialmente útil em laboratórios de grande escala, com várias equipes de trabalho e de amostras sensíveis, como evidências de cenas de crime, amostras de sangue, urina e tecidos.
As vantagens do IoT em Laboratório de Controle de Qualidade
Equipes de laboratório de controle de qualidade que ainda trabalham de formas muito tradicionais sabem o quão trabalhoso e o quanto de tempo é gasto para reunir e organizar os dados coletados, portanto o uso de inovações digitais facilitam essas etapas, e ajudam na rastreabilidade e integridade dos dados, ao mesmo tempo que diminuem erros e tempos da operação.
A facilidade de rastrear e identificar as amostras com o IoT representa uma otimização de tempo que os analistas e técnicos podem utilizar para concentrar esforços em outras atividades científicas usando as automações para registrar os dados.
Além da vantagem de poder registrar os dados automaticamente, há uma otimização no espaço do laboratório, já que o registro das análises se faz sem a necessidade de cabos e fios, com a mobilidade de smartphones e tablets, com acesso à nuvem, eliminando bases locais e computadores na bancada.
Estes são alguns dos muitos benefícios que o uso do IoT no laboratório de controle de qualidade agrega ao seu negócio.
Se ficou interessado (a) e quer saber mais, não deixe de entrar em contato conosco.