A tecnologia laboratorial tem desempenhado um papel fundamental na melhoria da eficiência e precisão dos testes e análises em diversos campos. Neste artigo, destacaremos três cases de sucesso que mostram como a tecnologia é uma grande aliada nos laboratórios. Desde a automação de processos até a análise de dados em tempo real, esses avanços têm revolucionado o trabalho dos profissionais da área. Veremos como a aplicação de tecnologias como IoT tem ajudado a otimizar a rotina laboratorial. Fique por dentro dessas histórias inspiradoras que ilustram o poder da tecnologia laboratorial e como ela está moldando o futuro da pesquisa e da inovação.
Nestlé NQAC Araras
A Nestlé é uma empresa suíça de Alimentos e Bebidas, sendo uma das maiores e mais conhecidas do mundo. Antes de começar a usar o LIMS, a empresa utilizava o sistema Access e planilhas em Excel e SAP para o recebimento de amostras, bem como a programação analítica também eram registradas em Excel de forma manual. Esses processos geravam riscos de perda da produtividade, falta de informação e retrabalhos. A forma como o arquivamento dos registros era feita também dificultava a busca de informações em uma auditoria.
O processo era semiautomatizado, com os worksheets (planilhas de trabalho) sendo impressas e acompanhando fisicamente as amostras para os laboratórios correspondentes.
Para superar esses desafios, a empresa implementou o sistema LabVantage. O processo de implementação foi global, começando pelos NQACs globais e expandindo para laboratórios de fábricas.
A implementação do LIMS trouxe melhorias significativas no arquivamento, qualidade e segurança da informação. As auditorias tornaram-se mais rápidas e eficientes, reduzindo os contatos negativos em até 40-50%. O novo sistema eliminou comportamentos inadequados, proporcionando um fluxo de trabalho mais eficiente e sistemático. Interfaces com equipamentos contribuíram para a aceitação pelos colaboradores, melhorando a qualidade dos dados.
Leia: Nestlé eleva padrões da Qualidade do NQAC com LabVantage LIMS
Um laboratório com um teste único, requer uma solução informática igualmente única
O laboratório, cuja matriz tem uma política contra o endosso de terceiros e, portanto, exige anonimato, agora processa 700 amostras diariamente, entregando resultados dentro de cinco a sete dias. Mas nem sempre foi assim. Para manter esse ritmo, eles precisavam de uma solução de informática que precisava não apenas acompanhar, mas também ajudar a impulsionar a empresa.
Eles precisavam de algo mais fluido, uma plataforma de informática poderosa, porém flexível, que poderia ajudá-los a manter o controle de seus objetivos de P&D e de seu rendimento de diagnósticos clínicos. Para eles comprarem uma plataforma de informática de laboratório, eles precisariam de uma que eles pudessem modificar para fazer “sua própria”, mas sem personalizações caras e demoradas. Com esse objetivo em mente, eles encontraram a LabVantage.
Hoje, eles executam suas operações usando o LabVantage LIMS configurado para três ramificações diferentes de suas operações.
1. LIMS clínico: Para ajudar a gerenciar todas as requisições de teste, remessas de amostras, lotes de ensaios e comunicações de laboratório.
2. Desenvolvimento LIMS: Para gerenciar propriedade intelectual e apoiar atividades de P&D em andamento.
3. LIMS de fabricação: Para apoiar a produção de reagentes e kits.
O LabVantage LIMS é integrado aos sistemas de entrega de Registros Médicos Eletrônicos (EMR) e AutoFax do laboratório, o que ajuda a equipe a mover as amostras pelo pipeline com menos dores de cabeça ou tempo gasto na transferência manual de dados. O sistema alerta seus operadores quando algo requer atenção, fazendo com que a equipe de atendimento forneça as informações faltantes indicadas pelo LIMS.
Nesse cenário, todos ganham. Isso é o que a tecnologia laboratorial proporciona. A empresa de serviços de laboratório de diagnóstico pode manter um rendimento de alta velocidade sem reformas dispendiosas. Os médicos não ficam paralisados por um sistema de retorno de chamada mal gerenciado. Acima de tudo, os pacientes recebem resultados de testes claros e acionáveis rapidamente, ajudando-os a gerenciar sua doença com mais eficiência.
IoT na Petrobras
A era do Big Data fez com que os laboratórios também precisassem saber como lidar com o alto volume de dados e com isso questões voltadas a Compliance e Segurança da Informação tornaram-se fundamentais para qualquer negócio que possui os dados como primícia.
Os desafios aqui eram: otimizar o tempo do técnico de laboratório para que ele não dedicasse todo seu tempo à digitação de análise cromatográfica e anotações de memória de cálculos de pesagem e que todo o processo, otimizado com a IoT, garantisse a segurança dos dados, mesmo com equipamentos antigos e de diversos fabricantes.
A tecnologia laboratorial nesta situação começa com a integração do IoT com o cromatógrafo que está desconectado da rede gerando um arquivo que é trafegado na rede IoT, ou seja, é possível extrair os dados deste equipamento mesmo offline e um conjunto de análises que podem gerar dezenas de resultados simultaneamente não há necessidade de digitação no LIMS. Além disso, no momento de extrair o arquivo no IoT, as informações de usuário que realizou a leitura ficam registradas. Os dados ficam rastreados no cromatógrafo, IoT, aplicativo Mobile App e LIMS. Mesmo offline o sistema é capaz de armazenar essas informações e depois sincronizar com o LIMS garantindo a rastreabilidade e confiabilidade dos dados.
Foram eliminados parte da digitação e consequentemente a eliminação dos erros, otimizando o tempo de produtividade operacional e aumentando à segurança e à confiabilidade dos dados.
Estes três exemplos deixam bem claros quais as possibilidades de soluções e benefícios que a tecnologia oferece a um laboratório. Não importa se o laboratório é de análises de qualidade e biossegurança alimentar, análise clínica ou P&D. Todo laboratório que abraça a tecnologia e a utiliza como aliada desfruta de todos os benefícios que ela pode trazer.
Curioso(a) em saber como essas tecnologias laboratoriais funcionam e podem mudar a forma como seu laboratório opera hoje? Participe do Seminário O Laboratório Digital e Inteligente, onde você terá uma oportunidade enriquecedora de ter percepções valiosas, discussões informativas e soluções práticas de como laboratórios que tem processos digitalizados operam de forma mais completa e inteligente.
- Faça um networking valioso
- Saiba na prática como funciona algumas tecnologias avançadas para laboratórios
- Esteja em contato com pessoas que compartilham dos mesmos interesses que você
- Leve e eleve novas propostas para o seu dia a dia
O seminário acontece dia 09 de abril em Campinas (SP), das 09h às 17h. Serão 6 palestras que envolvem tendências tecnológicas para laboratórios, demonstração prática de Realidade Aumentada e IoT, segurança cibernética e muito mais.
O evento é gratuito e as vagas são limitadas. Para saber mais informações e detalhes, clique aqui.