Um dos grandes desafios de um laboratório é lidar com o alto volume de informações e garantir que todas as normas, regulamentações e precauções sejam seguidas para que os produtos e suas especificações possam ser aferidos, assegurando precisão nos resultados, rastreabilidade dos procedimentos e confiabilidade de todo o processo.
Para chegar nesse nível, é necessário um processo de automação eficiente e confiável, em que você passa a ter as informações centralizadas em um único sistema. É isso o que o LIMS faz no seu laboratório.
O LIMS faz a gestão de amostras, de recursos, de estoques e reagentes, de instrumentos, de relatórios e faz a gestão e o controle dos processos.
O que muda? Processos automáticos, que garantem o controle efetivo das amostras, a qualidade dos processos e dos procedimentos do laboratório. Isso facilita a vida de quem trabalha dentro do laboratório.
Sabendo disso, este artigo mostra 4 maneiras de fazer o controle de amostras de maneira eficiente em um laboratório usando o LIMS. Confira:
1. Processos e Informações Integradas
O LIMS transforma um laboratório em inteligente. Ele automatiza todos os processos, permitindo o acesso aos dados de forma rápida, eficiente e integrada. E faz a gestão de amostras, além da gestão de recursos, estoques e reagentes, instrumentos, relatórios, e tudo o mais que houver dentro de um laboratório.
Como é um sistema que exige que processos precisem ser realizados, os procedimentos operacionais e analíticos, que geram um resultado, sempre são controlados em seus processos de ponta a ponta, etapa por etapa. Tudo isso integrado também com os instrumentos do laboratório.
Essa é a melhor forma de fazer o controle de amostras de maneira eficiente em um laboratório.
2. Gerenciamento do Ciclo de Vida das Amostras
Com o LIMS, o seu laboratório tem a gestão completa dos status das amostras. Isso inclui, ainda, visualizações gráficas e interativas, além de poder criar alertas específicos. Outra possibilidade é fazer o agrupamento de amostras por projeto, localização, entre outros.
Isso é o gerenciamento completo do ciclo de vida das amostras, permitindo saber em que fase, ou situação, se encontram as amostras e seus projetos.
3. Fluxos de Trabalho e Mapeamento das Regras de Negócio
Os fluxos de trabalho e mapeamento das regras de negócio servem para gerenciamento de coleta, teste, armazenamento e descarte de amostras de retenção.
Com isso, o LIMS permite que você crie parâmetros e regras para ter o controle das amostras do seu laboratório.
4. Controle e Rastreamento das Informações
Com o LIMS, seu laboratório consegue rastrear as informações das amostras com o fluxo de trabalho que descreve o caminho para qualquer fluxo gerado em um elemento. Também é possível rastrear todas as ações efetuadas e criar filtros personalizados para gerar relatórios de auditoria.
É possível também criar um modelo de auditoria para diferentes tabelas do sistema, proporcionando uma auditoria personalizada conforme a regra de negócio.
Como ganhar tempo usando a tecnologia em laboratórios?
Quanto tempo você gasta com processos manuais? E com digitação em planilhas?
Quanto tempo você gasta procurando informação? Você sabe onde ela está?
E as amostras? Você tem a gestão e controle completos delas? Sabe seus resultados?
Hoje, a tecnologia é uma realidade em qualquer laboratório. Porque o tempo gasto para gerar um relatório e para fazer a gestão significa economia de custos e melhoria não só da produtividade, como é capaz de nortear decisões e produzir insights.
Quando uma empresa não possui um sistema automatizado em seu laboratório e nem um sistema de gestão completo, gasta-se muito mais tempo para produzir relatórios e resultados que, muitas vezes, não estão totalmente integrados.
O LIMS garante rastreabilidade completa da informação e o ganho de tempo para a produção de relatórios e até mesmo na preparação de uma auditoria é enorme.
Além disso, quando se otimiza a informação, o resultado é que a equipe que trabalha no laboratório tem mais insights das informações que estão no sistema do laboratório, ajudando a empresa a produzir mais, com menos custo, com mais velocidade e com mais qualidade.
Quando você automatiza o sistema de gestão de um laboratório, você é capaz de calcular o ROI de um investimento, de um projeto e do próprio sistema de gestão.