A indústria farmacêutica tem se tornado um mercado em crescente ascensão no Brasil. Só de 2021 para 2022, o relatório IQVIA, divulgado em setembro de 2022, apontou um crescimento de 10,8% do mercado farmacêutico.
No mundo, o Brasil só fica atrás de Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e França. É, portanto, o 6º maior mercado farmacêutico existente.
Por isso, é tão essencial falar em segurança de dados, informações e sistemas neste setor.
A epidemia de Covid-19 trouxe um aceleramento em termos de inovação para a indústria farmacêutica. Foi o setor que mais foi pressionado para obtenção de um tratamento eficiente e pelo desenvolvimento de vacinas.
Novos recursos são muito importantes para o setor. Além do avanço em função da pandemia pelo Corona vírus, a indústria farmacêutica também cresce quando se trata de gerenciamento de dados, informações, campo logístico e tecnologias que permitam análises mais rápidas e precisas, oferecendo respostas cada vez mais rápidas e confiáveis à sociedade.
Na indústria farmacêutica, é imprescindível a rastreabilidade dos medicamentos, desde a produção até chegar às mãos do paciente.
É possível fazer isso, hoje em dia, com o auxílio da tecnologia. Isso permite:
- Aumentar a produtividade;
- Reduzir o custo de produção;
- Aumentar a segurança para o paciente;
- Reduzir o preço dos medicamentos.
E as novas tecnologias que podem ajudar o setor a se desenvolver ainda mais rápido, com segurança e confiabilidade são: IoT, Data Analytics e LIMS.
Por que IoT?
O IoT, ou Internet das Coisas, é um sistema integrado que elimina papéis, digitação e cabos de conexão. Mas como ele otimiza o fluxo de trabalho em um laboratório?
Um laboratório com IoT é um laboratório conectado de forma:
- Rápida
- Segura
- Sem fios
E que não precisa de transcrição manual ou digitação de dados dos equipamentos porque eles são enviados diretamente a uma base de dados.
Para quem trabalha em um laboratório as vantagens são enormes, principalmente com o ganho de tempo ao não necessitar fazer digitações manuais. É possível passar menos tempo buscando informações e o laboratório tem uma otimização do espaço físico de estrutura.
Integrações seguras com o Data Analytics
O Data Analytics do LabVantage usa técnicas modernas, a exemplo do machine learning (ML) e da inteligência artificial (IA), para ajudar a realizar integrações seguras em um laboratório farmacêutico.
Com o Data Analytics é possível ter essa segurança de dados, uma vez que ele analisa vídeos, imagens, palavras faladas e vários outros tipos de multimídia para identificar tendências e fazer previsões acionáveis.
Os algoritmos estatísticos atuam como redes neurais e são capazes de pensar intuitivamente como uma mente humana, examinando rapidamente os dados para descobrir relações que poderiam estar ocultas.
LIMS: Gestão de dados e informações em um único sistema
O LIMS é um sistema de gerenciamento de dados e informações para todo tipo de laboratórios, especialmente o farmacêutico. Ele faz o controle de entradas, saídas e a gestão de compras. Isso permite controle de soluções analíticas, automação das análises, rastreabilidade de projetos, gestão de etiquetas, informações de segurança de manuseio e armazenamento.
Ele é integrado aos instrumentos do laboratório, tanto os analíticos quanto os de bancada, ou qualquer outro tipo de instrumento.
O LIMS também é integrado ao sistema para que o analista capture as informações ou que configure os instrumentos para que funcionem de maneira adequada para realizar as análises necessárias.
Além disso, ele não trabalha sozinho. Ele pode ser integrado, também, com o resto da empresa. E se adequa a todas as normas reguladoras, como a ISO 9000 e a ISO 17025
Quer saber como pode ter todas essas ferramentas na sua empresa e andar em conjunto com o futuro do mercado farmacêutico?
Entre em contato conosco pelos nossos canais digitais.