“Reduzimos o número de produtos químicos vencidos em nossos laboratórios de 4.000 para 45. Também começamos a economizar US$ 2 milhões por ano.”
Quais são os custos de estoque do desperdício de produtos químicos, reagentes, padrões e outros consumíveis, como placas de ágar, luvas e pontas de pipeta em seu laboratório?
Esses são os gastos mais evitáveis em qualquer laboratório.
Além de perder o valor (muitas vezes significativo) em produtos químicos que expiram antes de seu uso, o custo associado ao descarte de substâncias perigosas e ao não cumprimento das metas ambientais, sociais e de governança (ESG) pode corroer ainda mais os lucros.
Diante dos desafios contínuos da cadeia de suprimentos, a importância do controle de estoque continua a crescer, não apenas para gerenciar custos, mas também para garantir que quantidades suficientes de consumíveis estejam prontamente disponíveis e estocadas.
Para ajudar os laboratórios a gerenciar e minimizar melhor esses desafios, o LabVantage LIMS inclui um módulo chamado LabVantage Consumables, projetado especificamente para realizar o controle de estoque, ajudar a gerenciar compras e reduzir o desperdício. Este post fornece uma rápida introdução aos recursos do LabVantage Consumables e destaca alguns dos resultados dramáticos que podem ser alcançados quando implementados.
Não se pode desperdiçar
Dentro do sistema LabVantage, um “Consumível” pode se definir como uma única entidade química ou uma mistura de mais de uma, como soluções tampão. O sistema também rastreia se um consumível é misturado internamente ou comprado de um fornecedor externo. Neste último caso, o fornecedor ou fornecedores que fornecem o material podem ser especificados, juntamente com qualquer peça relevante ou números de catálogo.
A composição, o comportamento e as regras associadas ao uso de um Consumível podem ser definidos por Tipos de Consumíveis, que permitem a documentação de tudo, desde a receita para misturá-lo internamente até uma lista de fornecedores aceitáveis que podem fornecê-lo. Também é possível dividir os consumíveis em Lotes de Consumíveis, em um ou mais Recipientes de Consumíveis. Cada Lote de Consumíveis pode opcionalmente ser aprovado antes de se tornar ativo e pode ser desativado manualmente ou ativado a qualquer momento.
De maneira semelhante, muitos outros aspectos dos consumíveis podem ser documentados e rastreados, incluindo:
- Amostras para testar e garantir a qualidade e o desempenho de um novo lote em relação às especificações aprovadas. Um ou mais testes de qualidade podem ser atribuídos automaticamente para qualquer novo Lote de Consumíveis.
- Locais/unidades de armazenamento que podem armazenar itens rastreáveis ou unidades de armazenamento adicionais. Os tipos de unidades de armazenamento pré-configuradas podem ser usados imediatamente ou personalizados com base nas necessidades do cliente.
- Listas de parâmetros para gerenciar o uso e a disponibilidade de lotes consumíveis e seus contêineres associados.
- Datas de expiração que podem ser configuradas opcionalmente com avisos e/ou períodos de carência. Além disso, qualquer Lote Consumível pode ser marcado como Expirado ou Descartado a qualquer momento.
- Reordene os requisitos que podem ser monitorados usando tarefas consumíveis dentro do LabVantage.
Além do banco de dados em si, você pode utilizar a impressão e a digitalização de código de barras para identificar exclusivamente amostras, kits, consumíveis e assim por diante. Cada lote pode ser rastreado e armazenado com lembretes quando o estoque está acabando. Além disso, você pode gerar dados de custódia de amostra e manifestos de remessa para garantir a transferência adequada durante as transferências.
Redução de resíduos em ação
Quão eficaz é esse tipo de gestão de estoque e consumíveis? Vamos dar uma olhada em um estudo de caso do mundo real.
Há vários anos, um fornecedor de tintas e revestimentos da Fortune 500 com mais de 50.000 funcionários em mais de 200 instalações de fabricação em todo o mundo começou a usar o LabVantage Consumables para rastrear o estoque e reduzir o desperdício. No primeiro ano após a implementação, a solução de controle de estoque ajudou a organização a reduzir o número de produtos químicos vencidos nas prateleiras de seus laboratórios de 4.000 para apenas 45! Até o momento, isso resultou em uma economia anual de custos de estoque de cerca de US$ 2 milhões.
Quer explorar o que o gerenciamento de estoque e consumíveis pode fazer pela sua organização? Contate-nos hoje mesmo para obter mais informações ou para discutir as necessidades exclusivas do seu laboratório.