A plataforma Mobile App IoT veio para transformar totalmente a forma de coletar dados de amostras no laboratório. Nos dias atuais, transcrever manualmente os resultados é um risco gigantesco para todo o processo. Muitas vezes isso resulta em retestes, o que gera custos com gastos a mais dos consumíveis do laboratório.
Uma das vantagens que a plataforma Mobile App IoT traz aos laboratórios é a eficiência e agilidade na etapa de coleta e registro de amostras. Em laboratórios que precisam monitorar mais de 5 mil amostras por mês essa ferramenta se faz indispensável e por isso trago aqui três formas possíveis de fazer coleta de amostras usando a plataforma Mobile App IoT.
Captura OCR
A captura OCR é uma tecnologia que propõem facilitar a captura de dados através do reconhecimento de caracteres. A sigla OCR vem do inglês Optical Character Recognition, ou em tradução livre, Reconhecimento Óptico de Caracteres.
No Mobile App IoT, a captura de dados pode ser feita através de OCR apontando a câmera do dispositivo (smartphone ou tablet) para o resultado apresentado no visor do equipamento. É uma maneira ágil de inserir dados ao sistema de gestão do laboratório.
IoT
Mais ágil que a captura OCR é a transmissão direta para o sistema. Integração de equipamento por dispositivo IoT é a forma mais eficiente de coletar dados. Através de um dispositivo IoT os resultados de cada equipamento que está sendo monitorado são enviados diretamente ao sistema de gestão do laboratório, sem necessidade de múltiplos cabos para estabelecer essa integração. Vale ressaltar que ainda offline, os dados são coletados e enviados ao sistema assim que uma conexão com a internet é estabelecida. Através do Mobile App IoT você consegue fazer toda a configuração de cada integração e monitorar os equipamentos.
Digitação
A forma mais comum é digitando o resultado que deseja. Sem segredos, basta criar o registro da amostra e fazer suas anotações. O lado positivo é que esta forma de inserir dados é totalmente intuitiva, rápida e prática. Entretanto a digitação implica ter que tocar no dispositivo (smartphone ou tablet), o que pode ocasionar em contaminação da amostra.
Bônus: Comandos de voz
Registrar dados apenas dando comandos de voz sem precisar tocar em nada além da amostra é o cenário mais adequado em uma análise. Com o Mobile App IoT e o device certo isso é possível. Com um óculos de Realidade Aumentada, basta falar o comando e registrar o resultado que precisa inserir, deixando as mãos livres para manipular apenas a amostra evitando contaminá-la.
Além dos recursos para coleta de dados, o Mobile App IoT também possui GPS, Bluetooth, anexos como fotos, vídeos, áudios e notas de texto. Seus recursos ficam disponíveis também offline, e os dados coletados neste modo, ficam temporariamente armazenados em nuvem até que se estabeleça uma conexão com a internet e assim os dados possam ser enviados ao sistema que o laboratório utiliza. Também é possível economizar até 40% de custos com infraestrutura como computadores desktops, cabos e serviços com integração IoT.
Essas são algumas das vantagens que o LabVantage Mobile App IoT pode oferecer ao seu laboratório para aumentar seus resultados. Saiba todos os detalhes desta poderosa ferramenta contatando um de nossos especialistas clicando aqui.
Sobre a LabVantage
A LabVantage é líder global em soluções digitais de alta performance para laboratórios e conta com um time de especialistas dedicados a inovar, construir, implantar e manter sistemas de gerenciamento de informações laboratoriais que atendam às suas necessidades exclusivas.
Com mais de 40 anos de atuação, oferecemos o LIMS mais moderno que existe no mercado e promovemos as melhores tecnologias e softwares, como LIS, SDMS, ELN, IoT, aplicativos móveis e Web e Analytics.
Entre em contato com um dos nossos especialistas para conhecer mais sobre nossas soluções.